ÚLTIMA ETAPA DO CIRCUITO CEARENSE DE SUP WAVE 2018

Campeões do circuito dão show nas ondas do Porto das Dunas

Neste sábado, dia 05, a Praia do Porto das Dunas, localizada no município de Aquiraz-CE, recebeu os melhores atletas de Sup Wave do estado para a terceira e última etapa do Circuito Cearense de Stand Up Paddle, na modalidade Wave (“Ondas”).

O cenário bucólico da Praia do Beach Park, com suas areias brancas e mar agitado, foi o pano de fundo perfeito para a mais importante das etapas do certame cearense de Sup Wave, aquela que decidiria os campeões das cinco categorias (Masculino: Amador, Open/Pro, Master e Supermaster – Feminino: Open) em disputa.

As baterias tiveram início as 8h da manhã com aquela mesma vibe que marcou todo o circuito: famílias e amigos na areia, torcendo para seus atletas preferidos em um clima de harmonia e fraternidade. Na água as difíceis condições de surf, com vento forte e ondas mexidas, adicionaram uma dose extra de adrenalina às disputas exigindo nada menos que o máximo de todos os competidores, que deram um verdadeiro show para os presentes, comprovando o alto nível que o esporte tem atingido nos últimos anos no estado.

Na Open/Pro, o público presente teve a oportunidade de assistir a duelos de altíssimo nível. Melhor para Ygon Maia, que conseguiu arrancar as maiores médias dos árbitros, mostrando mais uma vez brilhante performance que justificou a conquista do primeiro lugar na categoria, a principal da competição. Em segundo ficou o atleta Tiago Nottingan, com Emílio Tavares em terceiro e Alberto Almeida na quarta colocação. Agregando os resultados das etapas anteriores, nas quais obteve a segunda colocação, Emílio Tavares foi o grande campeão do da categoria Open/Pro, provando que para ser um campeão, manter a regularidade pode ser muito mais importante que vencer.

Entre as mulheres, a grande campeã da terceira etapa foi a estreante Vanessa Lima. Local de Jericoacoara, Vanessa competiu pela primeira vez em um circuito de SUP Wave e surpreendeu, dando trabalho às outras atletas. Mas, ela não foi a única surpresa. Sua amiga, a também estreante Kesiane Rodrigues, também local de Jericoacoara, terminou a etapa com o troféu de vice-campeã, sendo mais uma que chega para renovar e oxigenar a categoria Feminino. Na terceira colocação ficou a local da Praia do Iguape (Aquiraz), Kilvia Cardoso, que, com o resultado faturou o título do Circuito 2018. Claudia Casas, atleta da Ceará Sup Club de Fortaleza, completou o pódio na quarta colocação.

Entre os amadores, o grande campeão da etapa, Kilreges Cardoso, também levou o troféu do Circuito. Com excelentes atuações nas três etapas do circuito (onde faturou duas etapas), o prodígio da Praia do Iguape, no município de Aquiraz, protagonizou mais uma bela atuação para colocar mais dois troféus de campeão em sua estante. Em segundo ficou Francisco Valdemir (local da praia de Ponta Negra – RN), com Francisco Célio (atleta da praia da Taíba – São Gonçalo do Amarante -CE) e Paulo Marcello, atleta da praia do Futuro, Fortaleza-CE, terminando na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Master a principal disputa ficou por conta do duelo que começou na primeira etapa e se estendeu até a última bateria do circuito, entre os atletas Heyner Fortunato e Alberto Almeida. Desde a abertura do certame, Alberto estava determinado a conquistar o tricampeonato da categoria, mas Heyner acabou se tornando a pedra em seu sapato no ano de 2018, mostrando muita regularidade para faturar o título de Campeão Master de Sup Wave 2018, mesmo terminando a última prova na segunda colocação, com seu principal adversário vencendo a etapa. Na terceira colocação ficou Henrique Steindorfer com Ciro Gausinsk terminando em quarto. Na Supermaster (para atletas acima dos 50 anos) o grande campeão foi o local da praia do Pontão do Iguape e ex-presidente da ASUP, Henrique Steindorfer e em segundo lugar Marcelino Mota. Henrique acabou faturando também o título de 2018 na sua categoria.

ASUP-CE comemora o sucesso do Circuito de SUP Wave 2018

Para o Presidente da ASUP-CE (Associação de Stand up Paddle do Ceará) o Circuito 2018 foi um sucesso em todos os aspectos e já anuncia os próximos eventos:

“Fechamos o Circuito Cearense de Sup Wave com chave de ouro ainda no primeiro semestre do ano. Isso significa dizer que fizemos um grande esforço para realizar o certame integralmente dentro do período de boas ondas em nosso estado, a principal reivindicação dos atletas. Nesse ínterim, realizamos uma etapa de abertura histórica, com ondas épicas, no município de Paracuru, outra na Taíba com grande adesão e fechamos no Porto das Dunas, com toda a estrutura do Complexo Beach Park para o conforto dos familiares que acompanharam todo o circuito. Além Disto, o apoio logístico prestado pela Prefeitura Municipal de Aquiraz foi um grande diferencial para o sucesso do evento. Para nós é motivo de grande alegria chegar ao fim de mais um circuito com o sentimento de dever cumprido e sabemos da responsabilidade que temos em manter esse incrível grupo coeso e motivado para que possamos repetir a dose em 2019. Acredito que dentre tantos aspectos positivos, dois deles se destacam: a participação efetiva das Prefeituras de Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Aquiraz, que abraçaram a causa do SUP Wave e não mediram esforços para sediar as etapas do circuito e também a consolidação da participação dos atletas de fora de Fortaleza: Iguape (Aquiraz), Paracuru (Paracuru), Taíba (São Gonçalo do Amarante) e da Praia de Jericoacoara (Jijoca de Jericoacora), alguns deles com amplo apoio dos gestores locais, além da participação de atletas de Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que nos permite prospectar a realização de um circuito nordestino em águas cearenses”, declarou Alexandre Nogueira, Presidente da ASUP-CE.

 

 

Próximos eventos:

Agora, todas as atenções estão voltadas para a categoria Race, no 1º Festival de Esportes Aquáticos de Amontada, que está previsto para acontecer entre os dias 31/05 e 03/06, na paradisíaca praia de Icaraizinho de Amontada. As inscrições já encontram-se abertas através do link www.asupce.org.br/icaraizinho

RESULTADOS DA 3a Etapa

OPEN/PRO

1º Ygon Maia

2º Tiago Rocha

3º Emilio Tavares

4º Alberto Almeida

Campeão do Circuito: Emílio Tavares

FEMININO

1ª Vanessa lima (Jericoacoara)

2ª Kesiane Rodrigues (Jericoacoara)

3ª Kilvia Cardoso (Iguape-Aquiraz)

4ª Claudia Casas

Campeã do Circuito: Kilvia Cardoso

AMADOR

1º Kilreges Cardoso (Iguape-Aquiraz)

2º Francisco Valdemir

3º Francisco Célio

4º Paulo Marcello

Campeão do Circuito: Kilreges Cardoso

MASTER

1º Alberto Almeida

2º Heyner Fortunato

3º Henrique Steindorfer

4º Ciro Gausinsk

Campeão do Circuito: Heyner Fortunato

SUPER MASTER

1º Henrique Steindorfer

2º Marcelino Mota

Campeão do Circuito 2018: Henrique Steindorfer

 

A 3ª e última etapa do Circuito Cearense de SUP Wave 2018 da Asup-Ce contou com o

Patrocínio de UNIMED Ceará e Beach Park

Apoio Institucional: Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Turismo;

Apoio: Pena Live Freestyle; Konibaa; Foca Off; Pousada Casa do Ângelo; Livin Brasil; Surf Brasil; Soberana Saúde e Casa Vida Saudável.
Divulgação: Blog Manobra Radical/Diário do Nordeste e Aloha Spirit Club.

Realização: ASUP-CE, entidade filiada à CBSUP.

Por – George Noronha

Fotos – Lima Jr.

0