PENA Paracuru Pro – Circuito Cearense de Surf 2019

Nota 10 e muita adrenalina marcam o primeiro dia do estadual de surf

Teve início nesta sexta-feira, 15, a primeira etapa do Circuito Cearense de Surf 2019, o PENA Paracuru Pro, evento válido também como Brasileiro. A competição marca os 30 anos de existência do certame e as disputas rolam até domingo, 17, na Praia do Ronco do Mar, município de Paracuru.

A primeira categoria a entrar na água foi a Sub 14 e logo na terceira bateria da primeira fase o surfista local, Adriano de Souza, cravou uma nota 10 para, junto com um 8.5, contabilizar a maior nota e o maior somatório do dia, tornando-se o maior destaque do dia e fazendo valer o nome, homônimo ao do Campeão Mundial, Mineirinho.

“A nota 10 foi animal! Eu não estava esperando, mas veio… Peguei uma onda e mandei várias manobras fortes e deu o 10… Estou amarradão”, declarou Adrianinho, como é mais conhecido em Paracuru, que continuou:

“Como passei também na Sub 16, meu foco agora é ganhar as duas categorias, já que comecei bem, com o maior somatório do evento. Vamos com tudo para as próximas baterias”, declarou Adriano de Souza (cearense).

Garantiram vaga na Final da categoria Sub 14 os atletas Adriano de Souza, Guilherme Lemos, o também surfista local Pedro Rian e o potiguar Adalto Sena.

Na sequência foi a vez dos atletas da Sub 16 entrarem em ação também definindo os nomes que disputarão mais uma Final. São eles Italo Oliveira, Kauê Ferreira, Adriano de Souza e o potiguar Adauto Sena.

Entre os aspirantes a astros do surf, da Sub 18, destaque para Lucas Bezerra, atual Campeão Cearense nas categorias Mirim e Júnior, que já garantiu vaga em mais uma final e também compete em outras categorias:

“A expectativa para competir aqui no Paracuru era muito grande. É a primeira etapa então quero começar bem o ano e para isso estou muito focado e determinado para buscar o Bicampeonato nessa categoria… Ano passado eu fiquei em 13º no ranking da Profissional e esse ano o objetivo é ficar entre os dez melhores. Já a Categoria Open eu aproveito pra treinar, me divertir… Paracuru é um paraíso, as ondas aqui são muito boas e por isso, é quase impossível você surfar com apenas mais três na água. Então eu aproveito o campeonato para desfrutar do privilégio de surfar essas ondas sem craude”, declarou Lucas.

Na Sub 18 as cobiçadas vagas na final ficaram para o atual campeão estadual dessa categoria, Lucas Bezerra, o surfista local Thiago Eduardo, Luiz Felipe e o potiguar Derick Vitor.

As apresentações das pequenas estrelas da Sub 12 concluíram a primeira faze das categorias de base, também definindo seus finalistas: Guilherme Lemos, Fernando Alves, Ricardinho-RN e Victor Eduardo.

A missão de fechar o primeiro dia de disputas do PENA Paracuru Pro ficou por conta dos atletas da Open, a categoria mais disputada entre os amadores, que teve duas fases disputadas nesse primeiro dia do evento, consolidando o show de surf para os árbitros e público presente.

Para o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o evento já era um sucesso total antes mesmo de entrar na água hoje. Com mais de 200 inscritos e com vagas esgotadas três dias antes do início da competição e atletas visitantes vindos de 9 estados da federação (todos do Nordeste com exceção de Sergipe e Bahia, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo) a expectativa é de uma grande festa para o início das comemorações dos 30 anos do Circuito Cearense de Surf:

“Estamos muito felizes com a adesão maciça dos atletas, que pela primeira vez, efetivaram suas vagas bem antes do início da competição. Isso mostra credibilidade e confiança no nosso trabalho, que esse ano está só começando. Temos 4 etapas previstas para o circuito onde celebraremos ao longo do ano, a longevidade e o sucesso do circuito mais antigo do Brasil que desde 1989 nunca sofreu interrupção, por motivo algum. Isso pra gente é um legado e motivo de muito orgulho”, declarou o dirigente.

SÁBADO

As baterias do sábado começam a todo vapor com as duas primeiras fases da principal categoria do evento, a Profissional, seguidas pelas semifinais das categorias Sub 8, Feminino Júnior, Máster, Feminino Open, a fase três da Profissional, terminando o dia com a primeira fase da categoria Longboard. Confira o Cronograma:

CRONOGRAMA DE SÁBADO (Sujeito a alterações)

8h Profissional Fase 1;

10h40 Profissional Fase 2;

13h20 Sub 8 Semifinais;

13h50 Feminino Júnior Semifinais;

14h20 Master – Semifinais;

14h50 Feminino Open – Semifinais;

15h20 Profissional – Fase 3;

16h40 Longboard – Fase 1;

17h25 Término dos Trabalhos do dia.

Sobre os 30 anos de Circuito Cearense de Surf

Há 30 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surf, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas, hoje Top WCT, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como Michael Rodrigues (local da Praia do Futuro) e Silvana Lima (local da Praia do Ronco do Mar, em Paracuru), competidores vorazes, forjados na base do Circuito Cearense, que conquistaram praticamente todos os títulos das categorias amadoras e na Profissional e hoje são astros do Circuito Mundial de Surf da World Surf League.

Outros, como os potiguares Jadson André e Italo Ferreira, também tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Filipe Toledo e Gabriel Medina também já visitaram o Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil. E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surf como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), dentre muitos outros grandes nomes que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 31ª edição da competição.

Assim, atletas e simpatizantes têm motivos de sobra para comemorar essa data tão importante e celebrar juntos mais uma corrida pelos cobiçados títulos do Circuito Cearense, que se inicia neste fim de semana e contará com quatro etapas que serão realizadas ao longo do ano de 2019.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Assista ao evento Ao Vivo, pela internet, através do link: http://surfbyte.com.br/aovivo/

Maiores Informações.

 

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br

www.pena.com.br

O PENA Paracuru Pro conta com o patrocínio de PENA Surf Wear e Prefeitura de Paracuru (SEJEL/SETUR). Apoio: D’Cofibras, Malhas Menegotti, Revista Beach Show, Hotel Vento Brasil, ASCEFED e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.

Hotel Oficial do Evento: VENTO BRASIL (85 997120019)

Por George Noronha

Fotos: Lima Jr.

215 atletas, todos os estados do Nordeste, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
0