CALENDÁRIO 2018 DA ASN

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói apresenta a programação de eventos da Associação de Surfe de Niterói em 2018. A ASN manterá seus dois principais trabalhos e consolida dois novos projetos que estimularão a base do esporte. E neste ano ainda teremos a volta da realização de uma etapa do Circuito Estadual na cidade.

 

Uma das competições amadoras mais tradicionais do Brasil, o Circuito ASN 2018 entrará na sua 39a edição e contará com três etapas, sempre realizadas em dois dias. A emblemática praia de Itacoatiara continua sendo o palco principal, mas dependendo das condições do mar pode ser transferido para Itapuca, dentro da Baía de Guanabara, ou para Piratininga.

 

A Secretaria de Esporte, através do secretário Luiz Carlos Gallo, morador do Ingá e amigo pessoal de vários surfistas da Itapuca, é a principal apoiadora da ASN. Também renovamos com os diversos patrocinadores, como a lanchonete Puro Suco, que garantirá uma alimentação saudável para atletas e comissão técnica, a Pena que reforçará a premiação com produtos de alta qualidade, e o Hidden Bay Resort Mentawais, que pelo quinto ano seguido oferecerá para o campeão do ranking da categoria Open 10 dias de hospedagem, com alimentação e barco, no paradisíaco arquipélago das Ilhas Mentawai, na Indonésia. Mais do que a melhor prêmio em eventos amadores no Brasil, esta será a oportunidade do melhor surfista do ano de realizar o sonho de surfar as ondas mais perfeitas do planeta. Novamente atletas de todo o Estado do Rio de Janeiro comparecerão em Niterói em busca desta atrativa premiação.

 

As categorias oferecidas neste ano serão Open, Mirim (Sub-16), Junior (Sub-18), Master (Acima de 35), Kahuna (Acima de 45), e Grand Kahuna (Acima de 50). A inclusão da categoria acima de 50 anos foi devido ao sucesso das três baterias de homenagem aos Legends no ano passado. Também tem o objetivo de atrair as diversas gerações do surf niteroiense e dar oportunidade para voltarem a competir na ASN.

 

A associação também organizará o Circuito ASN Nova Geração, que desde 2007 formou diversos campeões dentro e fora da cidade. O mais antigo circuito municipal que oferece a categoria Pré-Petit, para surfistas de até 8 anos, entra na sua 12a edição. O sub-14 niteroiense terá três etapas e as categorias serão Iniciante (Sub-14), Infantil (Sub-12), Petit (Sub-10), Pré-Petit (Sub-8), e Escolinha Feminino.

 

Os dois melhores niteroienses em cada categoria do Circuito ASN Nova Geração 2018, que não tenham patrocínio, integrarão o Time ASN que disputará o Circuito Estadual. A Puro Suco garantiu um apoio extra para o Time ASN e todos os selecionados terão a inscrição, filiação e transporte assegurados pela associação. Valentino Belga, Caio Knappi e Pedro Henrique Canero já são competidores assíduos dos campeonatos estaduais, e a intenção é aumentar o contingente de representantes da cidade competindo fora. Logo na primeira experiência da criação do Time ASN em 2017, Luiz Henrique Ferrari foi finalista na Pré-Petit e Arthur Cury avançou para a semifinal da Petit, na terceira etapa do Circuito Estadual que aconteceu na Prainha do Rio.

 

A Associação de Surfe de Niterói também consolida um trabalho inovador iniciado no ano passado, o Projeto Surf Campeão. Será formado por três etapas com duração de um dia cada. O Canal de Itaipu é o local ideal para a realização, pois possui todas as características essenciais para a iniciação no esporte. O Projeto Surf Campeão é uma simulação de uma competição voltada para crianças, com características de uma grande gincana. A inscrição é gratuita e feita pelos responsáveis no dia do evento. Quem não tem uma prancha própria pode usar uma das cedidas pela associação e muitos participantes aproveitaram essa oportunidade para ter o primeiro contato com o surf. Todos são chamados pela locução, vestem uma camisa de lycra e, com o acompanhamento de professores e monitores, participam de pelo menos uma bateria. Mas não há contagem de pontos e consequentemente não há vencedores ou perdedores. No final todos subirão no pódio e receberão uma medalha de campeão.

 

A ASN já iniciou a campanha por novas filiações. Além dos competidores poderem pontuar no ranking, qualquer um pode se filiar na associação e se tornar um apoiador dos projetos realizados. Também estamos em fase final de fechamento de patrocínios. Quem quiser apoiar o esporte e associar sua imagem junto com a ASN, envie uma mensagem para o email oficial (asnsurfe@gmail.com) e siga a ASN nas redes sociais, no Facebook (www.facebook.com/asn.org.br) e no Instagram (www.instagram.com/asn_surfe).

 

 

Circuito ASN 2018

1a Etapa 19 e 20 de maio

2a Etapa 25 e 26 de agosto

3a Etapa 29 e 30 de setembro

 

Circuito ASN Nova Geração 2018

1a Etapa 11 ou 12 de agosto

2a Etapa 22 ou 23 de setembro

3a Etapa 27 ou 28 de outubro

 

Projeto Surf Campeão 2018

1a Etapa 12 ou 13 de maio

2a Etapa 04 ou 05 de agosto

3a Etapa 20 ou 21 de outubro

 

Por João José Macedo

 

0