fbpx

Potiguar Israel Junior fatura a Profissional no PENA Paracuru Pro 2018

Potiguares chegam forte e marcam presença nos principais pódios da competição

O domingo de decisões do PENA Paracuru Pro, etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf 2018, começou com boas ondas correndo sobre a bancada de pedras que forma a famosa onda do Ronco do Mar, no município de Paracuru. Distribuindo R$ 10 mil entre os profissionais e troféus e kits para todos os finalistas e Blocos Teccel para os vencedores das 11 categorias amadoras, a competição atraiu muitos visitantes vindos de todas as regiões litorâneas do Brasil.

Os primeiros a entrar na água foram os veteranos das categorias Master e Sênior que mostraram apetite pelas ondas. Destaque para a presença do ex-Top WCT, o potiguar Danilo Costa, que veio disputar a Master. Contudo, nem ele, nem os demais competidores conseguiram segurar o surfista da Praia da Leste-Oeste, na Capital cearense, Gleison Sardinha, que surfou com muita fluidez e agressividade para superar Rogério Dantas, que apesar das tentativas, acabou terminando na segunda colocação. Carlos Santana e o catarinense Roni Ronaldo completaram o pódio na terceira e quarta colocações.

Na Sênior o grande destaque ficou por conta do talentoso surfista local da Baía Formosa-RN, Alan Jhones, único visitante na final, Alan não deu chance para os adversários cearenses e conquistou o lugar mais alto do pódio deixando o experiente local, Juvemar Silva, na segunda colocação. Completando o pódio Duda Carneiro e José Wilson ficaram na terceira e quarta colocações, respectivamente.

A final da categoria Mirim foi marcada por mais um grande duelo, dessa vez entre os cearenses Lucas Bezerra e o local Thiago Eduardo. Lucas liderou boa parte da bateria até que Thiago pegou um onda excelente, virando no minuto final da bateria, levando a torcida ao delírio. Na terceira colocação ficou mais um atleta potiguar, Mateus Sena, com Luiz Felipe em quarto.

Na Infantil uma nova virada nos segundos finais da bateria levantou a torcida. Faltando um minuto para o término da final, o troféu de campeão estava indo para o Paraná, nas mãos de Ryan Coelho. Contudo, em sua última chance, o cearense Pedro Rian conseguiu pegar uma ótima onda para tirar das mãos do paranaense o título de campeão comemorando muito junto com sua torcida a incrível virada. Em terceiro ficou o local de Paracuru, homônimo do campeão mundial brasileiro, Adriano de Souza, com o potiguar Alysson Matheus na quarta colocação.

Entre os Iniciantes o grande campeão foi o irreverente local da Barra do Ceará, Ytalo Oliveira, que comemorou muito a vitória e saiu do mar carregado pelos amigos e fãs. Na segunda colocação ficou o local Adriano de Souza, com Pedro Rian na terceira colocação e Robson Oliveira em quarto.

Na Open Feminino a boa atuação de Mayra Oliveira garantiu-lhe uma vitória tranquila. Na sua melhor onda Mayra pegou uma boa direita onde desferiu fortes batidas de backside para garantir um 8,50 e conquistar o lugar mais alto do pódio. Na segunda colocação ficou a local do Titanzinho Letícia Cavalcante, que apesar de ter surfado bem, não conseguiu uma nota alta o suficiente para garantir-lhe a virada. Em terceiro ficou a também local do Titanzinho, Juliana Santos, com Luzimara Sousa terminando na quarta colocação. Já na Feminino Junior o destaque ficou por conta da atuação de Ariane Gomes, que aubiu no lugar mais alto do pódio superando as adversárias, Juliana Santos,  Bruna Carderelle e Alice Gomes, respectivamente, segunda, terceira e quarta colocadas.

Na categoria mais clássica do evento, a Longboard, o destaque ficou por conta do duelo, desde os primeiros minutos, entre Adryan Pardo e Marcelo Bibita. Contudo, no minuto final o atleta Paulo Pacheco conseguiu uma boa onda que o alçou à vice-liderança até o toque da sirene, deixando Marcelo Bibita com a terceira colocação e Natinho Rodrigues na quarta colocação. Adryan Pardo, que liderou a bateria do início ao fim, ainda cravou uma boa nota na sua última onda, comemorando bastante a conquista.

Na Junior Masculino a emoção foi até depois do término da bateria. Com uma interferência computada no início da disputa, Luiz Felipe teve de surfar muito para superar os adversários que não conseguiram usa a vantagem para conquistar o lugar mais alto do pódio. Cauã Costa bem que tentou virar na contagem regressiva, mas não conseguiu superar o somatório de Luiz. Na terceira colocação ficou o catarinense Wallace Vasco com o local, Thiago Eduardo, completando o pódio na quarta colocação.

Entre os mais experientes da competição, os atletas da categoria Kahuna, apenas visitantes compuseram o pódio. O grande campeão foi o catarinense Roni Ronaldo, que dominou a bateria do início ao fim, não dando chance de reação a seus adversários. A segunda colocação ficou com o potiguar Ivan Medeiros. Em terceiro ficou o paulista Clayton Silva e em quarto mais um potiguar, Elias Lamas.

Na Open, Lailson Ferreira mostrou todo o seu conhecimento do pico para assumir a liderança do ranking na categoria, deixando Jannifer de Souza na segunda colocação, Cauã Costa em terceiro e o potiguar Alan Jhones em quarto. Lailson saiu do mar carregado nos braços dos fãs e amigos que comemoraram muita a vitória do surfista local de Paracuru.

Na mais importante bateria do evento, a final da categoria Profissional, foi possível perceber com mais nitidez a presença e a força dos visitantes. Contando com apenas um cearense, enfrentando dois atletas potiguares e um paulista, a bateria representou um verdadeiro retrato do caráter nacional que o evento assumiu. Pressionado pelos visitantes o cearense Juvemar Silva não conseguiu manter a tradição do lendário surfista local, carrasco dos visitantes, Michel Adriano (que atualmente não compete mais com os profissionais), deixando a vitória nas mãos do inspirado Israel Júnior. O potiguar não se intimidou em momento algum da competição, sempre apresentando um surf moderno e competitivo, fechando sua participação no evento com uma brilhante atuação para levar para o Rio Grande do Norte o troféu de Campeão da 1ª Etapa do Circuito Cearense de Surf Profissional e de quebra, a liderança dos circuitos Nordestino e Brasileiro de Surf Profissional, bem como a premiação de R$ 3 mil. Em terceiro ficou outro potiguar, Jonathas Santos, mais um talento da atualidade, que protagonizou belas apresentações contribuindo para a elevação do nível do certame cearense. E em quarto, mas que também merece destaque pela campanha geral que fez no evento, tivemos o paulista Rena Argemiro, que também colecionou boas atuações em todas as fases da competição.

Encerrando os trabalhos duas emocionantes baterias, uma de crianças até 8 anos e outra de Surf Adaptado para Pessoas com Deficiência, mostraram a todos os presentes a verdadeira essência do surf. Que o espírito Aloha reside na simples magia de deslizar em uma onda e que, de alguma forma, um campeonato de surf conecta todos que estão ali na praia, competidores ou não. Todos estão mergulhados dentro da cultura do surf.

O PENA Paracuru Pro 2018, além de abrir com chave de ouro o Circuito Cearense de Surf 2018, também representou o pontapé inicial dos circuitos Brasileiro e Nordestino de Surf Profissional, com a distribuição de 1.000 pontos nos rankings da ANS e da Abrasp. A grande procura pelas vagas nas 12 categorias em disputa, com o recorde de 300 inscritos, também evidenciou o sucesso do evento. Tanto que, apenas em três categorias, a final foi composta apenas por cearenses. Nas demais, sempre tinha pelo menos um visitante de outro estado, demonstrando o caráter nacional que o evento atingiu.

Entretanto, nenhuma equipe foi tão contundente quanto a potiguar. Com atletas marcando presença nas principais finais da competição, o título de Campeão Profissional e ainda o Prêmio de Bonificação conquistado por Gabriel Bruno, oferecido ao profissional que obtivesse o maior somatório da competição, nossos vizinhos compareceram em massa e contribuíram de forma decisiva com o brilho do evento, elevando o nível das disputas e consolidando a saudável, mas fervorosa, rivalidade histórica entre cearenses e potiguares.

Agora, todas as atenções se voltam para a 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf             que rola entre os dias 29 de março a 1º de abril, na inédita edição nas ondas do Pico das Almas, na Praia do Cumbuco.

RESULTADOS

Profissional

1º Israel Júnior-RN

2º Juvemar Silva

3º Jonathan Santos

4º Rena Argemiro-SP

Open Masculino

1º Laison Ferreira

2º Jannifer de Souza

3º Cauã Costa

4º Alan Jhones-RN

Open Feminino

1ª Mayra Oliveira

2ª Letícia Cavalcante

3ª Juliana Santos

4ª Luzimara Sousa

Junior Masculino

1º Luiz Felipe

2º Cauã Costa

3º Wallace Vasco

4º Thiago Eduardo

Junior Feminino

1ª Ariane Gomes

2ª Juliana Santos

3ª Bruna Carderelle

4ª Alice Gomes

Sênior

1º Alan Jhones

2º Juvemar SIlva

3º Duda Carneiro

4º José Wilson

Master

1º Gleison Sardinha

2º Rogério Dantas

3º Carlos Santana

4º Roni Ronaldo-SC

Kahuna

1º Roni RonaldoSC

2 º Ivan Medeiros-RN

3º Clayton Silva-SP

4º Elias Lamas-RN

Longboard

1º Adryan Pardo

2º Paulo Pacheco

3º Marcelo Bibita

4º Natinho Rodrigues

Mirim

1º Thiago Eduardo

2º Lucas Bezerra

3º Mateus Sena-RN

4º Luis Felipe

Iniciante

1º Ytalo Oliveira

2º Adriano de Sousa

3º Pedro Rian

4º Robson Oliveira

Infantil

1º Pedro Rian

2º Ryan Coelho-PR

3º Adriano de Sousa

4º Alysson Matheus

 

Por George Noronha

Fotos Lima Jr.

0